GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SP: veado invade casa e assusta moradores em Botucatu


Além do veado, um tucano também foi resgatado pela Guarda Civil de Botucatu. Foto: Géro Bonini/Especial para Terra
Além do veado, um tucano também foi resgatado pela Guarda Civil de Botucatu
Um veado catingueiro invadiu uma residência no final da manhã deste domingo na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o animal estava assustado e provavelmente entrou na casa fugindo de algum cão. Apesar do porte pequeno, o veado assustou os moradores e acabou se refugiando no banheiro da casa, onde foi trancado. Acuado, só foi tirado da residência com a chegada da GCM.
Segundo o guarda Samuel Rodrigues, a operação para tirar o bicho de dentro de casa não foi fácil. "Nós não estávamos preparados para aquela situação. Não tínhamos jaula nem nada. Conseguimos pegar o veado depois de colocar um pano sobre a cabeça dele e, no colo mesmo, levamos na viatura para o Cempas", disse.
O animal foi levado para Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), da faculdade de veterinária da Unesp de Botucatu. Lá ele será avaliado e colocado de volta na natureza. "Ele estava bem, só uma pata que estava machucada, talvez pelo ataque de algum cachorro. Acredito que logo estará de volta ao seu habitat", falou Rodrigues.
No mesmo dia, o guarda teve a missão de capturar outro animal silvestre. Um tucano apareceu no muro de uma casa na região central da cidade. "Ele chegou e parou no muro da casa, depois ele caiu no quintal. Ele estava com as penas cortadas, por isso achamos que ele fugiu de algum cativeiro", disse o GCM.
O tucano também foi encaminhado para o Cempas e será avaliado para saber se existe a possibilidade dele voltar para a natureza. Por ser um animal criado em cativeiro, provavelmente a ave permaneça mais tempo em observação.
Google Analytics Alternative