GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Que exemplo! Guarda Municipal de Lauro de Freitas tem Guarda como novo Comandante


Por Zevaldo Sousa


Todo guarda deseja ser comandado por alguém que conheça a sua realidade. Porque ficar subordinado à um militar se a Ditadura acabou? Vivemos um novo momento. Vale ressaltar que a Guarda Municipal é uma instituição civil para auxiliar na segurança pública do município, especialmente o patrimônio público, também denominada "Guarda Civil" é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extintas durante a ditadura militar. Um período que, com toda certeza, não queremos retornar.

E se os militares fizeram tão mal a sociedade brasileira e, também, às Guardas Municipais, porque essa mudança tão brusca? Faltou o quê para ser comandante nas instituições militares? Porque tanto poder para os não concursados militares? Porque não colocar um conhecedor da causa, da realidade local, das necessidades de seus comandados? Porque deixar de nomear um guarda como comandante? Para quê gerar uma rixa entre civis e militares novamente? Uma música é certa para esta questão: Cada um no seu quadrado.

Vale lembrar que os civis sempre se incomodam em receber ordens dos militares, pois se assim se procede, então vemos uma guarda municipal que foi criada para ser uma instituição civil, mas está repleta de resquícios da ditadura militar.

Guarda Municipal de Lauro de Freitas tem Guarda como novo Comandante

Por: Silva Júnior


Estudante do segundo semestre de Direito na Faculdade Unime e Guarda Municipal concursado ha 5 anos, Jarbas Pires é o novo Comandante da Guarda Municipal de Lauro de Freitas.

Jarbas concedeu uma entrevista ao Portal Lauro News Online onde ele destaca os momentos desde a criação da Guarda aqui na cidade, as dificuldade e as principais bandeiras que ele e seus companheiros levantaram para que esta corporação pudesse ter um verdadeiro reconhecimento através da valorização da atual gestão municipal, como ele mesmo destaca.

Lauro News - A Guarda Municipal é composta por quantos efetivados, dentre eles, contratados e concursados ao todo?
Jarbas Pires - Hoje, a Guarda é composta por 150 membros ao todo mas, a nossa meta é a de serem todos concursados. A lei de criação diz que o plantel da Guarda Municipal (GM) tem que chegar em até 600 efetivos.

Lauro News - A Guarda Municipal passou por dificuldades no período da gestão petista?
Jarbas Pires - Obviamente que sim, tratavam a gente da pior forma possível  nosso ex coordenador era totalmente político. A secretária de administração e o superintendente só estavam ali para travarem as nossas atividades.

Lauro News - Independentemente deste reconhecimento que a nova gestão realiza para com a corporação, a sua expectativa obviamente é a maior e melhor possível no desenvolvimento da GM aqui na cidade. Fale sobre estas possibilidades na ampliação dos serviços e projetos.
Jarbas Pires - O Prefeito Dr. Márcio Paiva nos prometeu veículos novos, inclusive caminhonetes. Novo fardamento e equipamentos. Uma sede digna, respaldo público reconhecimento, e dentro do possível  uma melhoria salarial para toda a tropa. Prometeu que seremos referencia na Bahia e que outras Guardas virão para se capacitarem aqui em Lauro de Freitas.

Lauro News - E no que diz respeito aos planos, projetos, parcerias. Já estão todos estes "engatilhados?", ou depende ainda de alguma conversação?
Jarbas Pires - Alguns projetos já estão sendo analisados. O projeto "Mensageiros da Paz" deve continuar, para amenizar o índice de violência nas escolas e muito em breve a GM deve estabelecer parceria com a Policia Militar assim que a tropa estiver equipada e perfilada. Todo projeto de reestruturação já foi entregue ao secretário que gostou e elogiou muito.

Lauro News - Como novo Comandante da Guarda Municipal da nossa cidade, o que você gostaria de dizer aos nossos cidadãos sobre o que podem esperar da corporação nesta nova fase?
Jarbas Pires - Que nos deem um voto de confiança e um tempo para arrumarmos a casa que ficou "bagunçada" pois, o Prefeito eleito é parceiro do serviço publico e da Guarda. Ele nos dará subsídios palpáveis para contribuirmos com a responsabilidade do município na segurança direta da cidade.

Fonte: Lauro News On line


Porque um guarda deve ficar no comando?

Por Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM

O GM Jarbas Pires que é integrante da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, compondo também o quadro de instrutores desta instituição. Já ministrou cursos de capacitações para as Guardas Municipais de Irará, Santanópolis, Água Fria, Jeremoabo, Coronel João Sá, Santo Antônio de Jesus e Santo Estevão, além disso também ministrou aulas no curso de Normas Gerais de Atuação para Guardas Municipais – NGA na cidade de Jacobina.

Através da Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito – AGAT/LF, juntamente com outros guardas de Lauro de Freitas participou de várias reivindicações de melhorias para a GMLF, inclusive apresentando um projeto de reestruturação da corporação.

A experiência e o conhecimento de um Guarda Municipal no comando desta corporação faz toda a diferença, o comando de carreira também vem sendo uma luta grande por diversas GM´s na Bahia, e Jarbas Pires com os demais companheiros de Lauro de Freitas já vinham buscando isso, tendo mostrar e implantar essa questão desde a gestão anterior, porém não tiveram sucesso, entretanto esta oportunidade na nova gestão os guardas municipais poderão mostrar a sua competência e que é possível guarda comandar guarda, dando agilidade, disciplina, organização, aplicando conhecimento e experiências através de cursos, congressos e capacitações, e também com trocas de informações com diversas GM´s do Brasil, trazendo o melhor para a Lauro de Freitas, adaptadas as condições atual do município.

Em Lauro de Freitas os guardas municipais passaram por diversas dificuldades, chegando a paralisar diversas vezes por faltas de condições adequadas de serviço, sem falar das perseguições e desmandos ocorridos na gestão anterior. Mas a nomeação do guarda municipal Jarbas Pires, já significa uma grande mudança, um sinal que a causa da luta na qual os guardas municipais lutam vale a pena.
Fonte:http://www.zevaldoemaragogipe.com/2013/01/que-exemplo-guarda-municipal-de-lauro.html?m=1
Google Analytics Alternative